domingo, 20 de fevereiro de 2011

Primeira aula de Sistemas de Informações

O que cerveja tem a ver com fraldas??
A princípio pensamos que uma coisa não tem nada a ver com a outra. Mas, quando o professor nos questionou sobre isso, os colegas conseguiram dar muitas opiniões. Como por exemplo:
- Cerveja no presente, fraldas no futuro;
- Aumenta o consumo de fraldas, diminui o consumo de cerveja;
- Compra cerveja, aproveita para comprar fraldas;
- Tem o mesmo número de letras.
Enfim, foram muitas idéias sobre uma coisa que nunca tínhamos pensado e analisado. Depois desta chuva de idéias, o professor nos deu um texto para ler, que falava da real relação entre cerveja e fraldas. O texto tratava sobre o "armazém de dados", que é um sistema que permite aumentar a produtividade a partir de informações que aparentemente não tem nada a ver uma com a outra. Esse sistema faz a análise de dados e informações que facilitam a tomada de decisões. Ele permite, de forma estável, armazenar informações relativas às atividades de uma organização em bancos de dados. Através deste sistema, uma empresa dos Estados Unidos, descobriu que quando os compradores, que eram quase sempre homens, saiam para compar fraldas, levavam latinhas de cerveja. Então fraldas e cervejas foram postas lado a lado, aumentando o consumo das mesmas.
Nesta aula, também foi tratado sobre a diferença de informação e dado. Nos focamos principalmente no conceito de informação. A informação pode ter vários conceitos. Pode ser definida como o resultado do processamento de dados. É tudo que significa notícia, é quando perguntamos algo a alguém, quando ouvimos algo no rádio ou na televisão. As informações são muito importantes para nosso dia-a-dia, para sabermos algo sobre alguém, ou quais são os gostos de uma pessoa. Definir o que é informação é de essencial importância.