quinta-feira, 7 de abril de 2011

SIG

SIG

Pode ser definido como um processo de transformação de dados em informações. Quando esse processo está voltado para a geração de informações que são necessárias e utilizadas no processo decisório da empresa, ele é considerado um sistema de informações gerenciais.
Pode ser dividido por tipos de necessidade: Defensivo ( obtenção de informações para evitar surpresas desagradáveis para a empresa), Inativo (obtenção de avaliação de desempenho da empresa), Ofensivo (identificação de oportunidades de negócio) e Interativo ( geração de oportunidades).  Alguns aspectos básicos são:
* Administração do SIG (dentificação e definição das necessidades de informações estratégicas, táticas e operacionais);
* Geração e arquivamento de informações do SIG;
*Controle e Avaliação;
*Disseminação de dados e informações;
*Utilização das informações da empresa;
*Retroalimentação ou realimentação ou feedback das informações.
Para que haja uma estrutura de sistemas que proporcione o maior benefício possível e que auxilie a empresa a trabalhar de maneira eficaz é necessário um perfeito entendimento do negócio da empresa, dos seus objetivos, estilo administrativo e do ambiente empresarial.
O SIG deve focar prioritariamente as áreas e os fatores críticos para o sucesso da empresa.
Os custos com a instalação do sistema são com o pessoal da área de sistemas de informações, com o treinamento do pessoal usuário e com os equipamentos necessários. Os benefícios são inúmeros, como por exemplo:  instrumento básico de apoio para a otimização dos dados, redução de custos nas operações, melhoria na produtividade, melhoria na tomada de decisões, melhoria na estrutura organizacional para facilitar o fluxo deinformações, entre outros.
É necessário consolidar cenários, para que se obtenha a adequada interação de composições consistentes entre projeções variadas de tendências históricas com postulações de eventos específicos do ambiente empresarial.
Algumas técnicas para delinemento de cenários são:
I - Técnica Delphi: um grupo de especialistas aplica um questionário individual e suas respostas são utilizadas para produzir os outros questionários;
II – Técnica do painel de especialistas: em uma reunião de especialistas vários assuntos são debatidos e a interação do grupo pode afetar o consenso final.
III – Técnica da analogia histórica: definem-se padrões de comportamentos, onde se um ou mais aspectos concordam, são grandes as chances de acontecer com mais aspectos. Tem-se o uso da probabilidade.
IV – Técnica do brainstorming: Tem-se um problema específico. Estimula-se a criatividade em um grupo de pessoas, onde, através da interação do grupo, ocorre a coleta de dados com o maior número de idéias possíveis.  Não são permitidas críticas.
V – Técnica de valores contextuais : Definem-se a importância de uma série de inovações. São exibidas várias tecnologias. Ocorre a descrição textual.

Fonte: Apresentação Power Point, Esp. Fabrício Desbessel

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