domingo, 17 de abril de 2011

Inteligência Artificial

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

É um ramo da pesquisa da ciência da computação que é dedicada a buscar métodos ou dispositivos computacionais que possibilitam a simulação da capacidade do ser humano de pensar, resolver problemas, em outras palavras, ser inteligente. Possui ênfase na elaboração de teorias e modelos da inteligência como programas de computador.
Para um programa ter inteligência artificial, precisa ter capacidade de aprendizado, trabalhar com realidades complexas, número elevado de variáveis e um universo de soluções tendendo ao infinito.
Atualmente a IA está sendo também utilizado em projetos na área de engenharia, descobertas científicas, planejamento financeiro, mineração e análise de dados para a geração de informações empresariais, sejam em Sistemas Especialistas ou Sistemas de Informação Executiva (RICH, 1993).
Alguns modelos de Inteligência Artificial:
*Algoritmo Genético: é um modelo inspirado em Darwin, para aprendizado de máquina.
*Programação Evolutiva: possui ênfase na relação comportamental entre os parentes e seus descendentes.
*Lógica Fuzzy: serve para manipular e modelar informações incertas.
*Sistemas Baseados em Regras: sistemas que implementam comportamentos inteligentes de especialistas humanos.
*Raciocínio Baseado em Casos: utiliza uma grande biblioteca de casos para consulta e resolução de problemas.
*Redes Neurais: é uma classe de modelagem de prognóstico que trabalha por ajuste repetido de parâmetros.

Fonte:
-WIKIPÉDIA. Inteligência Artificial. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Intelig%C3%AAncia_artificial>. Acesso em: 17 abr. 2011.
-WINOGRAD, Terry. Inteligência Artificial. Disponível em:  <http://www.citi.pt/educacao_final/trab_final_inteligencia_artificial/ia.html>. Acesso em: 17 abr. 2011.
-SILVA, Marco Aurélio da.Inteligência Artificial. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/informatica/inteligencia-artificial.htm>. Acesso em: 17 abr. 2011.


Nenhum comentário:

Postar um comentário