terça-feira, 26 de abril de 2011

Funcionamento do Sistema VoIP

Funcionamento do Sistema VoIP

Com a utilização do VoIP conseguimos obter uma boa eficiência com um baixo custo. Conforme Silveira (2008) cita que empresas de diversos segmentos estão adotando o sistema de voz sobre IP para otimizar a comunicação interna e externa. Grandes empresas já utilizam a ferramenta VoIP em busca da economia nas ligações, que pode chegar a 70%. Quando incorporada a aparelhos de PABX, a tecnologia permite a realização de ligações para telefones convencionais, móveis e ramais IP.
Conforme é citado pela ABCREDE (2010) para que a transmissão de voz seja possível, o VoIP captura a voz, que até então é transmitida de forma analógica e a transforma em pacotes de dados, que podem ser enviados por qualquer rede TCP/IP ((Transport Control Protocol/Internet Protocol). Assim, é perfeitamente possível trabalhar com esses pacotes pela internet. Quando o destino recebe os pacotes, estes são transformados em sinais analógicos e transmitidos a um meio no qual seja possível ouvir o som.
De acordo com Pinheiro (2007) existem alguns passos básicos que são envolvidos para dar a origem a uma chamada telefônica na internet que são: a conversão do sinal de voz (sinal analógico para formato digital) e a compressão deste sinal na forma de pacotes IP, que serão transmitidos pela grande rede do lado do emissor. Este processo ocorre inversamente na extremidade receptora, que receberá os pacotes e os converterá novamente em sinal de voz.
Para receber ou fazer um telefonema pela internet de acordo com Aurélio (2005) ocorre basicamente, do mesmo modo que um telefone comum, exceto que se usa o PC ou um telefone IP. Quando você usa Voz de VoIP ou um software telefona IP em seu computador, um telefone normalmente aparece em sua tela. Telefones por software são chamados de SoftPhone e aparelhos telefônicos IP são chamados IPPhones ou HardPhones.
O telefone no computador funciona como um telefone normal é possível discar os números ou escolher o contato e apertar para chamar, o telefone toca no computador que recebe a ligação como um telefone normal.
Mas para que o VoIP se tornasse um tecnologia viável, é necessário investir em QoS (Quality of Service), isto é, em qualidade de serviço. Para que isso fosse possível, uma das soluções seria o aumento da largura de banda, ou seja, o aumento da velocidade de transmissão e recepção de dados. Como o acesso à internet em banda larga é cada vez mais comum, principalmente em empresas, o VoIP passou a se beneficiar disso (ABCREDE, 2010).
O gerenciamento de pacotes de voz dos sistemas VoIP podem ser de acordo Toledo (2001, p.131) através de diferentes redes, tais como Internet, Intranet privada, frame-relay ou ATM (Asyncronus Transfer Mode), usando protocolo IP.

Referências:
-SILVEIRA, Vinícios Soares da. A tecnologia do momento é o VoIP. Disponível em:
<http://www.malima.com.br/article_read.asp?id=605>. Acesso em: 14 mar. 2011.
-ABCREDE. O que é a tecnologia VoIP?. Disponível em:
<http://www.abcrede.com.br/voip/>. Acesso em: 13 mar. 2011.
-PINHEIRO, José Maurício Santos. Aspectos de segurança sobre voz de IP. Disponível em:
<http://www.malima.com.br/article_read.asp?id=379>. Acesso em: 14 mar. 2011.
-AURÉLIO, Marco. O que é VoIP. Disponível em: <http://www.malima.com.br/article_read.asp?id=125>. Acesso em: 14 mar. 2011.
-TOLEDO, Adalton Pereira de. Redes de Acesso em Telecomunicações. São Paulo: Makron Books, 2001.

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